quarta-feira, 4 de março de 2009

Modelos de Base Cibernética

Modelo de Schramm

Schramm acrescenta aos modelos lineares uma nova dimensão, na medida em que através da retroacção vai haver um intercâmbio e interinfluência que cada um exerce sobre o outro. De acordo com Schramm o acto comunicativo é interminável, afirma que é erróneo evidenciar que o processo de comunicação tem um início e um fim determinado.
Neste modelo, tanto o emissor como o receptor são capazes de “codificar” e “descodificar”, ou seja, ambos conseguem emitir e interpretar as mensagens.O conceito de feedback equipara-se ao de reacção, na medida em que quando se recebe a mensagem vai-se reagir de acordo com o que recebeu.

Modelo Circular de Jean Cloutier
Jean Cloutier é o autor mais representativo desta corrente comunicativa, este teórico defende que o esquema de Emerec não é estático e que assenta no seguinte: em primeiro lugar, Jean Cloutier afirma que todos os esquemas são orientados a partir de cada Emerec, ou seja, a partir de cada indivíduo que recebe ou emite informação. Informação essa que só consegue ser concretizada se a linguagem e a mensagem estiverem indissociáveis, pois é a linguagem que permite encarnar uma mensagem. Defende também que é fulcral a existência do médium, ou meio, visto que só através deste é possível transportar as mensagens no tempo e no espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário