quarta-feira, 4 de março de 2009

Modelos Culturais

Modelo Cultural de Edgar Morin

Ao contrário de teorias/esquemas anteriores, os investigadores franceses centram a comunicação tendo em conta a vertente da cultura de massas e na sociedade em si, visam uma concepção sociocultural.
Um desses investigadores foi Edgar Morin, como afirmei anteriormente, este foca-se na cultura de massas, bem como no fenómeno do consumo cultural, segundo este teórico, a cultura de massas é gerado através do processo dialéctico englobado em três elementos inteiramente relacionados, criação, produção e consumo.



Modelo Cultural de Abraham Moles

O modelo deste investigador insere-se numa perspectiva cibernética, ele defende que estamos perante uma sociodinâmica da cultura, na medida em que há uma interacção constante entre a cultura e o meio a que ela pertence, interacção essa realizada pelos criadores que provocam a evolução.
Segundo Abraham Moles a comunicação está envolvida em quatro elementos, o macro-meio representa a sociedade em si, integrado nela está o criador, este é aquele que age, tem como objectivo desenvolver ideias novas, desempenhando assim actividade em todos os ramos em função de um micro-meio, sendo este entendido como um sub-conjunto da sociedade, através dos mass-media .


Sem comentários:

Enviar um comentário