terça-feira, 27 de janeiro de 2009


A Epistemologia da Comunicação


O termo comunicação remete-nos para algo polissémico, pois é um vocábulo que não é passível de uma só definição.Diderot afirma que a comunicação "fala a língua de várias ciências, artes e ofícios", ou seja, através dela temos a capacidade de aprender, ensinar, dirigindo-nos assim para a ideia de comunicar, partilha e continuidade.


O acto de comunicação pode recorrer a diversos meios de linguagens, mas o seu objectivo é sempre transmitir uma mensagem, havendo assim uma informação a transmitir de um emissor a um ou vários receptores através de um código.


Informação essa que não produz comunicação, estes dois vocábulos surgem muitas vezes interligados acabando por algumas vezes se confundir, ficando-se assim com uma ideia errónea.

A informação é um acto unilateral, isto é, a transmissão de mensagens realiza-se num único sentido, visto que, o emissor não espera qualquer resposta vindo do receptor, enquanto na comunicação há partilha de dados entre o emissor e o receptor, há intercâmbio de opiniões e atitudes.


Redundância é um termo que está inteiramente ligado com a informação, sendo tudo aquilo que numa mensagem é previsível ou seja, é todo o elemento da mensagem que não acarreta nenhuma informação nova. É um recurso usado para apelar à atenção eliminar ruídos que possam surgir.


Por ruído entende-se tudo aquilo que é adicionado ao sinal, entre a sua transmissão e a sua recepção, ou seja, é algo que não é desejado, algo que vai distorcer a mensagem.


Assim sendo, devem-se repetir frases e informações que sejam fulcrais para a compreensão do receptor. Por exemplo, quando na sala de aula se está perante algum ruído, devemos repetir a mensagem, assim esta será alcançada pelos receptores, neste caso, os alunos, pois a “redundância compensa o ruído”.


Entropia é outro conceito que está igualmente ligado à informação, é o oposto da redundância, enquanto esta última resulta de uma previsibilidade elevada e com pouca informação, a entropia resulta de uma previsibilidade reduzida e com muita informação, originando assim uma desordem no sistema.


A comunicação é de facto extremamente importante na vida em comunidade, só através desta é que o Homem realiza a transmissão de ideias, troca de informações, possibilitando a dinâmica de grupo e social, somente assim é que se consegue inserir na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário